Os Kata são conjuntos de movimentos pré-estabelecidos, efetuados numa determinada seqüência, englobando ataques, defesas e contra-ataques contra adversários imaginários, tendo sempre em vista qualquer situação de combate real. Nos Kata tudo tem um significado e aplicação e, não é mera demonstração de técnicas ou habilidade.
É nos Kata que está cristalizada a essência do Karate-Dô e os seus princípios, e isso não se faz mais notar em qualquer outro aspecto do que no fato dos Kata terem início sempre com um movimento defensivo, delineando assim a premissa: "No Karate não há primeiro ataque (Karate Ni Sente Nashi)".Não só não há primeiro ataque, como também a melhor defesa é evitar totalmente a luta. É por este motivo que se diz que o Karate-Dô é a arte do homem sábio.
"Formar melhores pessoas" era como o mestre Miyagi via o Karate-Dô, e isso está também expresso não mais que na prática dos Kata , onde nos encontramos em constante luta mental. Pois, praticando e esforçando-nos continuamente por aperfeiçoar as técnicas nos Kata , moldamos também a nossa atitude, mente, caráter. É por isto também que o Karate-Dô é tido como uma escola de vida.
Um praticante de Karate-Dô, treinando hoje num Dôjô, em qualquer parte do mundo, está praticando as mesmas técnicas que os seus antecessores praticaram centenas de anos atrás. Nos tempos de mudança que hoje se vivem, é verdadeiramente apreciável estar envolvido numa arte que conseguiu notoriamente ultrapassar o teste do tempo.
Quase todos os Kata do Gôjû-Ryû nos foram transmitidas pelo mestre Higaonna, sendo alguns criados ou modificados (como é o caso do Sanchin) pelo mestre Miyagi.
Os Kata que Higaonna herdou do mestre Ryûrû-Ko e que posteriormente foram ensinadas ao mestre Miyagi são:
· SANCHIN;
· SAIFA;
· SEIYUNCHIN;
· SHISÔCHIN;
· SANSÊRÛ;
· SÊPAI;
· KURURUNFA;
· SÊSAN;
· SÛPÂRINPEI.
Por sua vez os Kata que o mestre Miyagi desenvolveu foram:
· GEKISAI DAI ICHI;
· GEKISAI DAI NI;
· TENSHÔ;
· SANCHIN (uma versão modificada do Sanchin ensinado pelo mestre Higaonna).
sábado, 9 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário